POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO


Pontes (2008, p. 101) define classificação de cargos como “a distribuição por grupos ocupacionais, segundo a natureza das atividades”. A organização lida com diferentes grupos, portanto é necessário classificá-los para obter maior controle e estabelecer medidas específicas conforme as necessidades específicas dos interessados.

 

Nesse sentido, para realizar a classificação dos cargos nos grupos ocupacionais estabelecidos pela empresa, é necessário:

 

Assinale a alternativa correta:

 

 

  


Avaliar todos os cargos da hierarquia organizacional dando ênfase nos cargos gerenciais. 


Realizar uma análise cautelosa da natureza do trabalho e a sua relação com o grupo ocupacional.    


Classificar todos os cargos operacionais através de uma avaliação por competências. 


Estabelecer critérios claros e de fácil entendimento de como a análise de cada cargo e de cada colaborador será realizada. 


Criar novos cargos que atendam à demanda da empresa. 

Vimos na disciplina que uma estrutura de cargos e salários é parte de um subsistema de gestão de pessoas no qual a organização investe nas recompensas dadas às pessoas e, ao mesmo tempo mantém um sistema de carreira com faixas salariais viáveis ao negócio a fim de melhorar o engajamento dos colaboradores e o compromisso com os resultados.

Sobre os estudos da área de RH, que se baseiam na estrutura de cargos, assinale a alternativa correta.


 Os cargos estão relacionados na estrutura de cargos da empresa de forma diversa e independente dos acordos e convenções coletivos.


 A estrutura de cargos de uma empresa não interfere no planejamento de sucessão de um cargo.


Quando se faz um processo de avaliação de desempenho, o gestor deve analisar a contribuição de um colaborador para a equipe independe da estrutura de cargos da empresa.


 Enriquecer um cargo significa ampliar seus objetivos, responsabilidades e desafios das tarefas, alterando o seu desenho na estrutura de cargos da empresa.


 A estrutura de cargos é utilizada para o enquadramento de novos colaboradores; os colaboradores que já estão na empresa não precisam se adequar a ela.

O gerenciamento de tudo que envolve a estrutura salarial de uma organização é um assunto delicado de lidar dentro das relações, tanto para colaboradores, quanto para a gestão da organização. 

Uma estrutura de salários utiliza como técnica tradicional para a sua formação a avaliação e classificação de cargos, proporcionando disseminações igualitárias de valor dentro da organização e minimizando qualquer índice de arbitrariedade quanto à forma de pagamento.

Com base nesse texto, escreva como a avaliação e classificação de cargos pode ser suplementada:

 

Analise a assertiva e complete com a opção correta:

 


 Pode ser suplementada por procedimentos da gestão de recursos humanos, como negociações com os sindicatos e pesquisas de mercado de salários.


Pode ser suplementada pela gestão da empresa e pelos acionistas.


Pode ser suplementada por procedimentos na área financeira e de recursos humanos.


Pode ser suplementada pelos métodos de escalonamento e pela gestão de salários.


Pode ser suplementada pelo método de escalonamento simples, também conhecido como comparação simples.

Sabemos que gestão da remuneração nas organizações se traduz na operacionalização de programas e estruturas de pagamento que podem ser identificadas com base em dois eixos:

O modelo tradicional, que tem como referência o cargo para a consolidação dos planos de cargos e salários e a abordagem moderna, que tem como princípio central o reconhecimento da contribuição das pessoas como fator a ser remunerado, principalmente por meio dos programas de remuneração variável.

 

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v46nspe/v46nspea02.pdf

                                                                                  Acesso em: 02 ago.2017 (adaptado).

 

Considerando esses dados e o impacto da remuneração no contexto organizacional, avalie as afirmações a seguir:

I)  As oportunidades de desenvolvimento; qualidade de vida no trabalho; liberdade e autonomia no trabalho e promoções são recompensas organizacionais não financeiras.

II) Recompensa financeira indireta é decorrente de cláusulas da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pela organização.

III) O sistema tradicional de remuneração do cargo privilegia o salário pela contribuição do cargo e não pelo modo como o colaborador o desempenha.

IV)   O sistema tradicional preconiza as competências do colaborador como base para a definição da remuneração.

 

É correto o que se afirma em: 

  


I e IV apenas. 


I, II, III, IV


I, III e IV, apenas. 


II e III, apenas.  


I, II e III, apenas. 

Entende-se que um dos aspectos mais importantes da filosofia de uma organização é o que se relaciona com a política de salários. Sendo assim, concordamos que o nível de salários é o elemento essencial tanto na posição competitiva da organização no mercado de trabalho como nas relações da organização com seus próprios colaboradores.

Analise as assertivas 1 e 2 e depois responda o que se pede.

1. Ao se decidir investir em salários, a organização deve considerar antecipadamente a sua capacidade de sobrevivência, limitando com cautela os recursos que serão utilizados em sua gestão.

 

PORQUE

 

2. Os resultados da gestão salarial possuem origem na maximização dos recursos até então investidos na folha de pagamento, sendo esses direcionados conforme as necessidade da empresa.

 

Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que:

  


A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.  


As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 


As duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.  


As duas são falsas 


A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 

 

Segundo Moraes (2016), o cargo ou a posição que a pessoa desempenha é utilizado como fator de identificação do indivíduo. O cargo é essencial para as funções da empresa, pois correspondem à base de utilização das pessoas. Para as pessoas, o fato de ocuparem determinada posição, significa elemento motivador de suas ações.

Baseado nesse pensamento, analise as assertivas I e II:

 


I. Sabemos que o cargo é essencial para as funções da empresa.

 

PORQUE

 

II. Corresponde à base de utilização das pessoas.

 

Considerando-se essas assertivas, é CORRETO afirmar que:


A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 


As duas são falsas.  


A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa. 


As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.  


As duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.  

Ao avaliarmos os cargos, estamos aplicando critérios que visam comparar os cargos para formular uma valoração interna para os salários. Em seguida, é realizada uma classificação que permitirá comparar esses valores e classificá-los em uma hierarquia de classes que serão utilizadas como base para a estrutura salarial. Existem várias formas de avaliar e classificar cargos.

Com intuito de promover o equilíbrio interno dos salários de uma empresa, José Carlos, o analista em recursos humanos optou pelo método de pontos, que objetiva: 

Assinale a alternativa correta:  


Oferecer uma fórmula instantânea para converter os resultados de um escalonamento de cargos em valores monetários. 


Avaliar os cargos pelo sistema de pontos com base em critérios já definidos e assim formar uma hierarquia. 


É um dos mais fáceis de serem compreendidos pelos empregados ao ser comparado com os outros métodos de avaliação de cargos. 


Possuir alto grau de precisão, pois compara um cargo ao outro e, uma vez implantado, pode se tornar flexível às mudanças na natureza e no conteúdo dos cargos. 


Conduzir a uma equitativa racionalização do aspecto salarial, quando bem estruturado, permitindo que alguém seja super pago ou mal pago. 

Pontes (2008, p. 101) define classificação de cargos como “a distribuição por grupos ocupacionais, segundo a natureza das atividades”.

A organização lida com diferentes grupos, portanto é necessário classificá-los para obter maior controle e estabelecer medidas específicas conforme as necessidades específicas dos interessados.

 

Esse mesmo autor considera três grupos ocupacionais, a saber:

 

Assinale a alternativa correta:

  


Administrativo, RH, ocupacional 


Administrativo, financeiro, gestão 


Gerencial, administrativo e operacional 


Ocupacional, gerencial, comercial 


Gestão, diretoria, ocupacionais 

Segundo Moraes (2016), os processos de recompensar as pessoas constituem os elementos fundamentais para o incentivo e motivação dos funcionários, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais a serem alcançados e, de outro, os objetivos individuais a serem satisfeitos.

A respeito das recompensas organizacionais, analise as asserções I e II:

 

I)  Algumas organizações utilizam processos rígidos e fixos, genéricos e padronizados, tradicionais e ultrapassados, enquanto outras lançam mão de processos flexíveis, mais avançados e sofisticados para incentivar e motivar as pessoas que nelas trabalham.

 

PORQUE

 

II)  O salário por resultado é pago de acordo com o tempo que a pessoa fica à disposição da empresa e a unidade de tempo pode ser dimensionada em uma hora, semana, quinzena ou mês.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 


As asserções I e II são proposições falsas. 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

Quando falamos de remuneração a colaboradores expatriados, notamos que a empresa que deseja enviar um colaborador a outro país precisa estar ciente do investimento necessário para esta ação. Neste sentido analise as assertivas:

 

I. O tipo de remuneração adotado para o pagamento do colaborador pode ser baseado no país de origem ou no país hospedeiro.

II. Quando a organização adota o plano salarial baseado no país de origem, geralmente as diferenças de custos de vida, moradia e escola são descontadas no salário recebido pelo expatriado.

III. Nos planos salariais baseados no país hospedeiro, o salário básico do expatriado depende da estrutura salarial do país hospedeiro.

IV. Nos planos salariais baseados no país hospedeiro, os valores adicionais referentes às diferenças de custo de vida são pagos ao expatriado.

É correto o que se afirma em:


II, III e IV


I, III, IV


I, II, III e IV


I e II


III e IV

Páginas: 12345678910
1112